OPRESSÃO DA PM NA BAHIA CONTRA O MPL

20/06/13 às 18h09 - Atualizado em 20/06/13 às 18h26

CLIMA TENSO: Manifestantes e PMs entram em confronto perto da Arena Fonte Nova

Polícia lança bomba de gás para conter multidão, mas alguns protestantes revidam com pedras e pedações de paus
Fotos: Otoniel Catarino/Varela Notícias
Fotos: Otoniel Catarino/Varela Notícias
O clima ficou tenso na chegada dos manifestantes organizados pelo Movimento Passe Livre na Avenida Joana Angélica, em Salvador. Cerca de 10 a 20 mil pessoas que participam da caminhada tentaram furar as barreiras da Polícia Militar e da Tropa de Choque no Dique do Tororó e os policiais partiram para cima lançando bombas de gás lacrimogêneo.
De acordo com informações da reportagem do VARELA NOTÍCIAS que acompanha a manifestação, houve corre-corre e algumas pessoas acabaram se machucando. Alguns passaram mal com o cheiro forte do gás. Alguns deles revidaram jogando pedras e paus contra à polícia. Também há relatos que a polícia utilizou balas de borracha e spray de pimenta para conter a multidão que tomou conta do centro da cidade. Moradores da região da Praça da Piedade ajudam os manifestantes dando vinagre e água para aliviar o incômodo provocado pelo gás.
Um dos manifestantes ficou ferido durante o empurra-empurra
Um dos manifestantes ficou ferido durante o empurra-empurra
Os manifestantes alegam que não tentaram furar o bloqueio e que foram recebidos com bombas de gás lacrimogêneo pela polícia. Depois do confronto, a violência tomou conta da manifestação. Um grupo atirou pedra contra um carro da Fifa. Dois ônibus foram depredado e incendiados. Algumas lojas foram atacadas. Os manifestantes também colocaram fogo em entulhos.
Mas por outro lado, havia um grande grupo de protestantes que não se envolveram na batalha contra a Polícia Militar. Com camisetas brancas, eles pediam paz e se diziam não ao vandalismo. Para que o protesto continuasse sem violência, eles se dispersaram pela cidade.
Neste momento, eles estão em frente a entrada da Arena Fonte Nova, onde acontece logo mais às 19h, a partida entre Nigéria e Uruguai, pela Copa das Confederações.
Matéria relacionada: